quinta-feira, 4 de junho de 2009

Camelódromo recebe 49 linhas de ônibus - Obra analoga - Milena Lopes






Inauguração do Centro Popular de Compras ocorre na segunda, mas amanhã o terminal sob o complexo já irá operar

O Centro Popular de Compras de Porto Alegre abre as portas para a capital gaúcha na segunda-feira, mas a população já começa a circular pelo local amanhã.Apartir da 0h, as 49 linhas de ônibus que ocupavam os terminais Mauá (metropolitanas) e Rui Barbosa (Zona Norte) voltam à antiga plataforma, agora situada sob o Camelódromo, entre as avenidas Júlio de Castilhos e Mauá.A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) sinalizou os pilares e cada plataforma com os nomes e itinerários das linhas, para a orientação dos usuários dos ônibus, que foram transferidos do local em 2007, com o início das obras. Nos primeiros dias, agentes da EPTC orientarão a população e distribuirão folhetos com os mapas das linhas.Além dos ônibus, o trânsito no entorno do Camelódromo deverá ser alterado, o que já estava planejado e dependia da remoção dos ambulantes para sair do papel. Algumas vias serão liberadas à circulação de veículos, alterando o modelo vigente na cidade desde a década de 70, quando os automóveis foram proibidos de passar em grande parte da região central.A primeira alteração ocorrerá na Praça XV de Novembro. A área atualmente utilizada pelos camelôs será ocupada, provisoriamente, por um estacionamento rotativo com 37 vagas. O acesso será feito pela Rua Marechal Floriano, junto ao cruzamento com a Avenida Júlio de Castilhos. A saída será pela Avenida Otávio Rocha. A circulação de veículos, hoje proibida no trecho das 9h às 19h, ficará liberada durante todo o dia, exceto para caminhões e ônibus.As obras de alteração e sinalização do local devem se iniciar na segunda-feira, imediatamente após a transferência dos comerciantes populares para o Camelódromo. Segundo a previsão do diretor de Trânsito da EPTC, Sérgio Marinho, em uma semana o serviço deve estar concluído.– A intenção é facilitar o estacionamento e o acesso da população a atividades na região, ao próprio restaurante do Praça XV e ao Largo Glênio Peres, inclusive à noite – destaca, salientando que outras intervenções estão programadas para o trânsito, mas dependem da evolução do projeto de revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre.

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