Ponte Lupu, China.

A Ponte Lupu foi galardoada a 17 de Setembro de 2008, por se tratar de uma ponte de linhas
impressionantes, que encontrou a solução inovadora de utilizar os próprios vãos laterais para
suportar o impulso do arco principal. A estrutura em aço apresenta dois vãos laterais de 100 metros e um arco central de 550 metros. Consiste na maior ponte em arco do mundo. Tem seis faixas e duas passagens pedestres.
Gare do Oriente, Portugal
A Gare do Oriente é a maior estação intermodal de transportes em Portugal, construída a poente da zona de intervenção do Parque das Nações. Permite um sistema de integração dos transportes ferroviário, rodoviário e metropolitano, garantindo a interacção com os modos fluvial e aéreo. A estação apresenta uma área bruta total de 150 000 m2 com um desenvolvimento a três níveis, com destaque para a gare ferroviária, com 240 m de comprimento e 80 m de largura.
Pavilhão de Portugal, Portugal

O Pavilhão de Portugal, construído para a Expo’98, é constituído por dois corpos: o edifício do
Pavilhão propriamente dito e a famosa cobertura da Praça Cerimonial.
O edifício do Pavilhão, de forma rectangular, tem 90 m de comprimento por 60 m de largura, e
desenvolve-se em quatro pisos, com um pátio interior. É constituído por paredes periféricas de
betão armado, garantindo estabilidade às acções horizontais, e, interiormente, por uma estrutura metálica de pilares e vigas que dá apoio a lajes mistas de betão armado e chapas de aço.
A cobertura da Praça Cerimonial consiste numa membrana parabólica em betão armado, com 0,20m de espessura e aproximadamente 65 m por 50 m, suspensa ao longo dos lados menores por uma fiada de cabos de aço, para adequação à forma da cobertura, e ancorados em lajes. Está
apoiada numa estrutura de contrafortes de betão armado, que suporta as forças horizontais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário