




O condomínio residencial BedZED localizado na Inglaterra, do arquiteto Bill Dunster proporciona aos moradores uma ótima qualidade de vida, tendo como elementos principais o baixo consumo de energia e auto-sustentabilidade, sendo assim, cada solução pensada no projeto tem como objetivo reduzir as necessidades de consumo de energia e de água.
A energia consumida é produzida no condomínio, ora por meio de placas fotovoltaicas instaladas nas casas para absorver o calor e transformá-lo em energia, ora pela mini-estação que utiliza lascas de madeira que produz também aquecimento. Além disso, 50 % da água é purificada e reutilizada.
Apesar de ser um projeto de alta densidade, o arquiteto não abriu mão das áreas verdes, cada unidade residencial possui um jardim ao ar livre, instalado na cobertura dos escritórios. Há também o telhado verde, com plantações de gramíneas, a qual atrai os pássaros proporcionando continuidade ao ecossistema, ajudando a diminuir as enchentes urbanas, pois retém a água da chuva em seu substrato, reduz também o calor urbano e é responsável pelo conforto térmico: grande poder de insolação térmica no inverno e arrefecimento por evapo-transpiração das plantas no verão, diminuindo sensivelmente os gastos com energia para aquecimento e resfriamento dos ambientes, além do isolamento acústico (...)
Fonte: http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2007-1/sustentabilidade/index.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário