O museu compõe-se de um aquário, uma reserva verde e um planetário em seu interior, além das diferentes galerias de exposição que se diferenciam das galerias tradicionais pela grande quantidade de luz natural a que são expostas. A sustentabilidade é o forte deste projeto, tanto que é um dos dez projetos pilotos com intenções de obter o selo LEED (Liderança em Energia e Design Ecológicos - tradução livre).
Vejam as principais características do empreendimento.

O teto, inteiramente feito com plantas nativas, é uma mistura de aproxidamente 1,7 milhões de espécies, além de gerar isolamento térmico, o que faz com que não seja necessário recorrer a sistemas de ar condicionado.
Todos os vidros são de alta eficiência.
Para manter as peças do museu com a percentagem de umidade requerida, foi utilizado um sistema de umidade por osmose inversa.

As clarabóias situam-se estratégicamente de maneira a iluminar a reserva florestal e o aquário e mais de 90% dos espaços têm luz natural e vistas exteriores.
Janelas automáticas abrem-se e fecham-se para permitir a entrada de ar fresco segundo a temperatura interior.
Sensores de luz que se ativam de acordo com a quantidade de luz de sol, otimizando a luz artificial.
Energia Renovável

A obra possui 60000 células fotovoltaicas capazes de entregar 213,000 kw por ano, diminuindo muito as emissões anuais de CO2.
As células multi-cristalinas são as mais eficientes do mercado.
Sensores nas instalações sanitárias que permitem a utilização conforme cada uso.
Consumo de água
Absorção e reutilização de equipamento sanitário, que recupera a água da cidade de São Francisco.
A água salgada do aquário é levada desde o oceano pacífico.
Materiais de construção reciclados
Todos os materiais de construção foram reciclados e a madeira usada é totalmente certificada. O isolamento dos muros do edíficio, por exemplo, foram feitos com jeans reciclados.
Transporte
Grande espaço para o acesso de bicicletas e centros de recarga para carros elétricos. A grande maioria dos materias usados na construção vieram da indústria local, reduzindo as emissões de transporte de materiais.
Conhece algum projeto sustentável? Mande para a gente!
Dica da Thalita Marx Donadelli. Obrigado!
Tags: alta eficiência, aquário, células fotovoltaicas, energia renovável, LEED, luz natural, projeto sustentável, Renzo Piano, sustentabilidade, transporte limpo, ventilação

Nenhum comentário:
Postar um comentário