segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Tec Garden//Carolina


Chuva em tec gardens

Três sistemas de reuso das águas pluviais estão presentes em diversos pontos da Praça Victor Civita. Um para a irrigação da área de bosque, um para a rega das jardineiras verticais e o terceiro, para um tratamento das águasservidas- usadas nos sanitarios e limpeza - do prédio do Museu.

Nas áreas de solo impermeável foram instalados os tec gardens para os jardins e o sistema de alagados - wetland - para o tratamento das águas do prédio do antigo incinerador. O primeiro promove a filtragem e irrigação das plantas do bosque pela força da gravidade. Já o segundo, é um sistema de irrigação das jardineiras que se dá pela capilaridade.

A água da chuva, assim como os dejetos líquidos das águas residuais do prédio do Museu são transportados até um filtro de cascalho e plantas, onde passam por tratamentos físicos, químicos e biológicos, sem a utilização de bombas. Para finalizar o processo, um espelho d'água com peixes e plantas circunda o prédio do antigo incinerador. De lá, uma calhaem declive transporta a água tratada até o bosque através da força da gravidade. A irrigação das árvores se dá através das canaletas a céu aberto.

Já o tec gardenfunciona a partir de um sistema de irrigação por capilaridade. Acima das áreas de solo impermeável é colocada uma camada de britas para nivelamento, coberta por uma manta de borracha. Fixados na manta estão pedestais que suportam placas de ardósia cujo meio é vazado para abrigar tubos recheados de fibra de coco. A ardósia funciona como um contra-piso e é recoberta por uma camada de terra, passível de plantio. A água pluvial fica acumulada na manta de borracha e é "chupada", com a característica hidrófila da fibra de coco, para as jardineiras, irrigando as plantas naturalmente (veja a imagem acima).

Além dos baixos custos de manutenção e da dispensa do sistema de rega, tanto o sistema de alagados quanto o tec garden servem como modelos para as cidades, uma vez que as "piscininhas", como são também denominadas, contribuem para a economia de recursos e propiciam a retenção da água da chuva, minimizando os efeitos de enchentes e infiltrações.

Todo o sistema foi desenvolvido pela Grau Engenharia, responsável pela estrutura hidráulica da Praça Victor Civita, com a consultoria do professor Eduardo Oliveira e do arquiteto e paisagista Benedito Abbud.

Nenhum comentário: