Projeto: Tobias Rehberger
Local: Oberhausen, na Alemanha
Proprietário: Emschergenossenschaft
Tempo construção: 15 meses
Custo obra: 5 milhões de euros
Engenheiros estruturais: Schlaich Bergermann e Partner
Estrutura fica na Alemanha e tem desenho
inspirado em um brinquedo que era mania entre as crianças nas décadas de 80 e
90: a Mola Maluca.
A ponte para pedestres e ciclistas sobre o Canal Reno-Herne
liga dois parques existentes, é parte do projeto “EMSCHERKUNST.2010″ e
apresenta o conceito do artista Tobias Rehberger.
Uma faixa colorida acondicionada em torno de uma luz,
vibrando em espiral, com uma plataforma de concreto armado em colunas de aço
revestidas de plástico flexível. A espiral de metal (alumínio) é enrolada em
torno da passarela, cujo piso colorido (tanto na parte superior como na inferior) de borracha que tem
suas tonalidades acentuadas á noite (quando a ponte ganha uma iluminação
especial) possibilita aos pedestres um andar macio em perfeita harmonia com a
forma da estrutura de mola. Para garantir a segurança dos pedestres, a passarela é ladeada por um
guarda-corpo de metal.
Brilho
dos acabamentos elásticos sintéticos da passarela é apresentado em 16 cores
diferentes produzidos em 2,67 metros de largura da ponte com seu comprimento
total de 406 metros e 10 metros de altura em seu ponto principal (os aspirais
atingem 7.800 metros de comprimento).
O
sistema em geral é composto de pré-moldados de placas de concreto, barras de
espirais e trilhos de aço e cabo de rede, - todos ligados à estrutura em espiral.
De acordo com o conceito do artista Tobias Rehberger 496 espirais com um diâmetro
de cinco metros envolvem o total dos 406 m de comprimento da ponte. Pesando 115
toneladas no total.
A
empresa Kersten Europa forneceu um total de mais de 8.000 m de
tridimensionalmente perfis de alumínio curvo. Os três perfis distintos de
tamanho 120 x 80 x 3,5 mm e 87 x 72 x 5 mm, são unidas em ponte, de modo a
formar uma espiral contínua e dar a ponte sua aparência distinta. Os perfis de
alumínio são dobrados para a sua forma tridimensional em Kersten Europa na
Alemanha, em uma variedade de ângulos definidos, tratado mecanicamente e
endurecido.
Como
a jornada é o destino, um maior detalhe foi adicionado - a discreta iluminação
em LED à noite, preservando o conceito de luz dinâmica da ponte.
O
uso de aço de alta resistência tem a secção transversal e, portanto, o peso das
tiras de aço, em comparação com o aço normal pode ser reduzido em mais da
metade. Com base no vão principal deste edifício esta é a ponte mais longa da
Europa feita em aço de alta resistência.
A
fim de proporcionar a folga necessária para navios, o edifício é dividido em
duas abordagens como ponte curvada com uma inclinação facilmente acessível de
seis por cento e outra que são três palmos de vãos principais de 20 metros, 66
metros e 20 metros.
Duas
tiras paralelas de aço de alta resistência S690 com uma largura de 460 mm e uma
espessura de 30 milímetros fazem o suporte em forma de V das três pontes
principais.
O
trem do viés das bandas é derivado por meio de uma força de pressão nas selas
de aço, bem como a tração S355 suportes inclinados na vertical aço S460 no
pilar enorme. A altura de transferência da teia de ligação, incluindo os
elementos de passagem em anexo em que os trilhos fixos e espirais, são apenas
de 120 mm. Isso dá a ponte sua linearidade filigrana. Tiras comportam sob cargas dinâmicas, tais como cordas.
A
força de tensão resultante é transferida para os pilares por meio de fortes
tensões exteriores hastes verticais. A passagem consiste em placas pré-moldadas
de concreto, aparafusadas à fita de estresse, em que o corrimão e espiral estão
ligados. O pavimento sintético elástico da passagem, bem como o rhythmization
colorido do betão e revestimento amplifica a experiência dinâmica da ponte.
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