quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Slinky Springs Bridge / Luana e Ronaldy




Projeto: Tobias Rehberger
Local: Oberhausen, na Alemanha
Proprietário: Emschergenossenschaft
Tempo construção: 15 meses
Custo obra: 5 milhões de euros
Engenheiros estruturais: Schlaich Bergermann e Partner

          Estrutura fica na Alemanha e tem desenho inspirado em um brinquedo que era mania entre as crianças nas décadas de 80 e 90: a Mola Maluca.
A ponte para pedestres e ciclistas sobre o Canal Reno-Herne liga dois parques existentes, é parte do projeto “EMSCHERKUNST.2010″ e apresenta o conceito do artista Tobias Rehberger.


Uma faixa colorida acondicionada em torno de uma luz, vibrando em espiral, com uma plataforma de concreto armado em colunas de aço revestidas de plástico flexível. A espiral de metal (alumínio) é enrolada em torno da passarela, cujo piso colorido (tanto na parte superior como na inferior) de borracha que tem suas tonalidades acentuadas á noite (quando a ponte ganha uma iluminação especial) possibilita aos pedestres um andar macio em perfeita harmonia com a forma da estrutura de mola. Para garantir a segurança dos pedestres, a passarela é ladeada por um guarda-corpo de metal.



Brilho dos acabamentos elásticos sintéticos da passarela é apresentado em 16 cores diferentes produzidos em 2,67 metros de largura da ponte com seu comprimento total de 406 metros e 10 metros de altura em seu ponto principal (os aspirais atingem 7.800 metros de comprimento).
O sistema em geral é composto de pré-moldados de placas de concreto, barras de espirais e trilhos de aço e cabo de rede, - todos ligados à estrutura em espiral. De acordo com o conceito do artista Tobias Rehberger 496 espirais com um diâmetro de cinco metros envolvem o total dos 406 m de comprimento da ponte. Pesando 115 toneladas no total.


A empresa Kersten Europa forneceu um total de mais de 8.000 m de tridimensionalmente perfis de alumínio curvo. Os três perfis distintos de tamanho 120 x 80 x 3,5 mm e 87 x 72 x 5 mm, são unidas em ponte, de modo a formar uma espiral contínua e dar a ponte sua aparência distinta. Os perfis de alumínio são dobrados para a sua forma tridimensional em Kersten Europa na Alemanha, em uma variedade de ângulos definidos, tratado mecanicamente e endurecido.




 A Força de tensão da ponte é removida para as barras de tensão externas com duas fitas de aço de alta-resistência ligadas aos suportes inclinadas em ambos os lados do canal.


Como a jornada é o destino, um maior detalhe foi adicionado - a discreta iluminação em LED à noite, preservando o conceito de luz dinâmica da ponte.



O uso de aço de alta resistência tem a secção transversal e, portanto, o peso das tiras de aço, em comparação com o aço normal pode ser reduzido em mais da metade. Com base no vão principal deste edifício esta é a ponte mais longa da Europa feita em aço de alta resistência.
A fim de proporcionar a folga necessária para navios, o edifício é dividido em duas abordagens como ponte curvada com uma inclinação facilmente acessível de seis por cento e outra que são três palmos de vãos principais de 20 metros, 66 metros e 20 metros.



Duas tiras paralelas de aço de alta resistência S690 com uma largura de 460 mm e uma espessura de 30 milímetros fazem o suporte em forma de V das três pontes principais.
O trem do viés das bandas é derivado por meio de uma força de pressão nas selas de aço, bem como a tração S355 suportes inclinados na vertical aço S460 no pilar enorme. A altura de transferência da teia de ligação, incluindo os elementos de passagem em anexo em que os trilhos fixos e espirais, são apenas de 120 mm. Isso dá a ponte sua linearidade filigrana. Tiras comportam sob cargas dinâmicas, tais como cordas. 
A força de tensão resultante é transferida para os pilares por meio de fortes tensões exteriores hastes verticais. A passagem consiste em placas pré-moldadas de concreto, aparafusadas à fita de estresse, em que o corrimão e espiral estão ligados. O pavimento sintético elástico da passagem, bem como o rhythmization colorido do betão e revestimento amplifica a experiência dinâmica da ponte.








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