segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Centro de convenções Wurth - Bárbara Benicá e Deborah Araújo


Local: Cotia, SP

Projeto: 2006

Conclusão da obra: dezembro/2007
Área do terreno: 15.600 m²

Área construída: 6.000 m² 

 O Centro Cultural Wurth comporta um teatro com 241 lugares que promove atividades abertas ao público da região, além de uma praça “multiuso” para exposições artísticas, bar, salas de reuniões que podem ser locadas por empresas e 41 apartamentos como apoio aos eventos e espetáculos. O prédio que contempla a infraestrutura foi concluído em dezembro de 2007 para ser um centro de convenções e convivência dos colaboradores da Wurth do Brasil, mas por conta do compromisso mundial que o grupo possui com cultura e arte, o espaço foi adaptado para receber eventos culturais e entrar no roteiro de espetáculos nacionais.
 Um dos principais desafios para a realização da obra na Würth consistiu em destacar as características do local, uma área verde de 15 mil m2 marcada pela presença de um lago e por um desnível de 10 m de altura (talude) próximo ao limite do terreno. 
A proposta da ALMATEP, em parceria com a Três Traços, empresa de arquitetura
responsável pelo projeto, foi a de incorporar todos os elementos naturais na concepção do projeto e a partir deles desenvolver soluções que valorizassem o entorno, mantendo as características originais da área.  O resultado: o conjunto arquitetônico erguido no local incorpora o talude e integra toda a área verde do terreno através de quatro grandes peças: área de convivência, área de treinamento, rampa de acesso e auditório.
O projeto tem como característica o máximo aproveitamento da luz solar. Para isso foram utilizados painéis em vidro e grandes janelas, otimizando o consumo de energia elétrica e promovendo leveza no projeto. O acabamento externo de todas as janelas é composto por brises – lâminas em alumínio dispostas de maneira paralela e sobreposta – que exercem a função primordial de bloquear a incidência de luz solar, diminuindo o impacto térmico e a necessidade de uso de ar condicionado nas salas do conjunto.

O Centro de Convenções foi concebido para proporcionar o contato com a natureza e a atividade física saudável. Por isso, o conjunto está localizado a 300 m da área administrativa, o que torna obrigatória a caminhada ao ar livre em meio ao verde da região. A obra não possui elevadores – uma exigência da Würth. O acesso se dá através de uma rampa em forma de espiral, item que se destaca no conjunto e marca a obra. A rampa do Centro de Convenções da Würth possui 6 m de altura e é composta por uma estrutura mista – vigas metálicas e bases em concreto moldado em fôrmas. A cobertura sobre a rampa, com 13 m de pé direito, tem como principal característica a leveza e a simplicidade, com ênfase na promoção do espaço aberto, iluminado pela luz solar.

O primeiro pavimento abriga o novo grêmio recreativo, a academia de ginástica e o espaço mulher, uma espécie de centro estético. O segundo, a cozinha industrial com capacidade para produzir cerca de mil refeições por dia e o refeitório. As salas de treinamento ficam no último pavimento.
Um detalhe interessante da obra diz respeito ao piso do Centro de Convenções. Apesar de não ter sido projetado para uso industrial, ele teria que suportar grandes movimentações de guinchos, uma vez que o mesmo foi utilizado como base para as concretagens das paredes do sistema tilt-up. Por conta disso, foi planejado com características de pavimento industrial: espessura de 10 cm de concreto com especificação de fck 25 MPa, com armação positiva e negativa de telas soldadas tipo CA 60, sobre uma sub base de bica corrida compactada mecanicamente de 12 cm, com acabamento sarrafeado mecanicamente, com controle de nível e planicidade.

 Uma estrutura composta por vigas Vierendel, que têm 3 m de altura e 36 m de comprimento - 8 deles em balanço. As cargas são distribuídas sobre as vigas transversais (piso e teto), que, por sua vez, as transmitem como cargas concentradas aos nós das vigas vierendel. Nos planos superior e inferior da estrutura há um sistema com 44 contraventamentos em X, que tem por função estabilizar e alinhar os quadros estruturais.

A estrutura da rampa está apoiada em pilares de concreto.
 
O auditório foi concebido para receber congressos, produções musicais, de teatro e cinema. Com capacidade para até 350 pessoas, o local possui equipamentos de sonorização, iluminação, projeção, camarins e cabine de som.










 Referências :











Nenhum comentário: