MILLENNIUM DOME
Richard Rogers
O arquiteto
Ele participou da Associação de Escolas
de Arquitetura em Londres
Trabalhou em parceria
com Norman Foster e Wendy como "Team 4".
Gerou uma arquitetura
sofisticada baseada em tecnologia, Rogers criou designs luxuosos,
entusiasmados.
Em 1970, Rogers
estabeleceu uma parceria com o arquiteto italiano Renzo Piano .
Suas obras rejeitam o passado clássico,
enquanto entusiasticamente abraçando um futuro tecnológico com a sua estética
que a acompanha.
Embora ele coloque ênfase na tecnologia,
ele acredita que este
não pode ser um fim em
si, mas deve tentar resolver os problemas existentes sociais e ecológicos.
Localização
Península
de Greenwich, Sudeste de Londres – Inglaterra - Exatamente sobre o meridiano do
mesmo nome adotado como marco-zero da contagem do tempo internacional.
The Dome , é o nome original dessa edificação em forma de cúpula, originalmente usado
para abrigar a experiência do Milênio , uma grande exposição que iniciou
em 31/12/2000, comemorando
o início do terceiro milênio.
Ideia
1996
- Gary Withers (Imagination) e Mike Davies
(Richard Rogers) sugeriram o formato de um grande guarda-chuva para que o
espaço criado pudesse enfrentar e resolver o clima difícil e os ventos
constantes na península.
Finalidade
A principal
finalidade do domo é a de proporcionar uma grande área coberta para exposições. Criado
para marcar a
passagem do milênio.
Área
A área total se
aproxima dos 80 mil m2, ou seja, dois palácios de exposições do Anhembi.
Como ter acesso
Metro
Transportes (tubo)
Mais próxima de Londres Estação do
Metro: North Greenwich (Jubilee Line)
Ônibus de
Londres Transportes
Rotas de ônibus: M2, M1, 108, 188,
422, 472
Condução & Estacionamento
A O2 (Millennium Dome) é
adjacente ao extremo sul do Túnel Blackwall(A102), que se
conecta à A2 / A12 / A13
Estacionamento no O2 (Millennium
Dome)
A O2 (Millennium Dome) tem 2.200
vagas de estacionamento. É necessário reservar espaços pré estacionamento (tanto
no momento da compra do bilhete ou em uma data posterior, sujeito a disponibilidade). Bilhetes
pré-reservados estacionamento só são válidos a partir de 10:00 nas noites de
eventos em. Você deve trazer o cartão de crédito reservado com para que
você possa ter acesso aos parques de estacionamento. Sem estacionamento
durante a noite.
Andar & Ciclismo
A O2 é um passeio interessante da
histórica Greenwich, enquanto ciclovias vários levar até a península para o O2
onde prateleiras ciclo estão disponíveis.
O Jubilee Line é a rota Londres só
metro que se conecta com todas as outras - passageiros dos serviços
ferroviários nacionais de norte, sul, leste ou oeste pode transferir facilmente
para o O2 através de estação de North Greenwich, na zona 2.
O Docklands Light Railway também
fornece ligações estreitas em Canning Town e Canary Wharf.
Viajar de barco no rio Tamisa
Thames Clippers O2 serviço expresso, um
serviço exclusivo regular do West End via Ponte de Londres, Canary Wharf e
Greenwich. Os barcos têm um bar a bordo, o bilhete é para uma viagem de
regresso, mas não para uma partida programada.
Viagem áreas
Eurostar e London City Airport está a
poucos minutos do O2, oferecendo fácil acesso de todo o Reino Unido e Europa.
Divisão do espaço
As áreas de exposição e lazer
distribuem-se pelos demais espaços e, no centro, prevê-se um grande circo, com
arquibancadas em torno para propiciar espetáculos para uma plateia em pé de 5
mil pessoas, que ficará a 10 m de altura sobre uma estrutura especial.
Estrutura
É um domo ou cúpula com a cobertura de cabos suspensos e
tensionados por estais presos a 12 pilares-mastros.
É uma superfície semi-esférica, recoberta por tecido especial
(tecido de teflon - PTFE com tela de fibra de vidro) em uma composição que
exigiu o conhecimento perfeito dos materiais empregados, o conceito estrutural
envolvido e os detalhes da geometria da cobertura tênsil, técnica que vem
sendo empregada Buro Happold em muitas outras estruturas no
mundo.
Projetado com 320 m de diâmetro.
12 mastros de 90 metros de comprimento e que
pesam 95 toneladas, sustentam e tensionam os
cabos radiais através de estais, cujas tensões são controladas para
as diferentes angulações e distâncias dos pontos de içamento.
A componente vertical dos esforços é sempre igual, para
não apresentar deformações visíveis na superfície.
Para melhor distribuir a tensão, três anéis reforçados foram
projetados com redundância de cabos para garantir a segurança, mesmo em caso de
falha de um deles.
O mastro é octogonal em corte transversal,
com todos os elementos longitudinais sendo de 323 milímetros de diâmetro
circular, ocos e as partes laterais são de RHS de 300x200mm. Por
questões de economia e de estética todas as articulações são soldadas. Os
mastros de 90 metros tiveram que ser cortados a 6-16metros para facilitar a
entrega.
Os mastros tinham que ser firmes e flexíveis, por
causa do vento e da força exercida sobre eles, então inicialmente
eles queriam levantar o mastro em um ponto só, fazendo com que ele girasse
horizontalmente e verticalmente. Porém não deu certo por causa das ligações
entre tubos, então teriam que levantar ele em 4 posições, o que causou mais
dificuldades, porque os cabos para puxar o mastro pra cima tinha que ficar
mudando de comprimento. Isso foi resolvido ao colocar um tipo especial de viga
com 2 polias pra facilitar o 'puxação' dos cabos. Esse sistema também garantia
que a carga seria igualmente dividida entre os 4 ponto. Pra ajudar a levantar o
mastro foi criado outro guindaste que foi colocado no pé do mastro pro mastro
não escorregar ou deslizar no chão.
O sistema de tensionamento também foi projetado
para permitir que o domo se ancorasse à terra não em todas radiais, mas em
alguns pontos, de modo a permitir acessos mais amplos. Isso exigiu a criação de
mais um elemento na estrutura, em arcos que recebem algumas das radiais e retransmitem
seus esforços de ancoragem para alguns pontos.
Cada mastro possui 100m de altura |
Tecido da cobertura
Tecido da cobertura: teflon
reforçado
com fibra de vidro –
valoriza a resistência aos
raios ultravioleta (UV) e à menor sujidade, embora com menos desempenho em
termos de transparência e cores, que poderiam ser proporcionadas pelo PVC, por
exemplo.
Alternativas como o PVC, silicone
e misturas de poliolefinas, termoplásticos e
poliéster foram testadas.
Toda a cobertura foi idealizada em faixas do tecido, que se encaixam entre dois cabos radiais. Cada módulo desses tem detalhes de fixação, cobrejuntas e uma subcobertura impermeável à água, mas permeável ao vapor, cuja função é induzir a condensação entre os dois tecidos, de modo a conduzir a água resultante do processo sem provocar gotejamentos.
Montagem da cobertura
Programa
Possui 11
transformadores de energia;
Uma galeria de
serviço (túnel de concreto) enterrada com caixa-d'água e bombas, sistema de
drenagem, centrais de água gelada;
Cabos de comunicação e
energia que interligam seis edifícios de apoio com cinco andares cada e
ventiladores que garantem ar fresco para até 35 mil visitantes ao mesmo tempo e
renovam todo o ar interno em cerca de 2 horas.
Referências
http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/38/artigo32150-1.asp
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