segunda-feira, 20 de agosto de 2012

EcoArk - Matheus Sabino e Ragner Silva

http://www.miniwiz.com/miniwiz/en/projects/ecoark



Ficha Técnica: EcoArk
Localização: Taipei, Taiwan
Data: 2010
Finalidade do projeto: Exposições 
 Área do terreno: 4.000m²
Área edificada: 2.000m²
Custo: R$ 5 milhões 
Arquitetura: MINIWIZ (Arthur Huang)




Conceito 


Construído para ser um marco da arquitetura ecológica, o EcoArk projeto do grupo chinês MINIWIZ, é composto de 1,5 milhões de garrafas pets, sendo assim o prédio mais sustentável. Seu custo é um terço de um prédio comum feito de vidro e seu peso é menos da metade. Porem sua estrutura é capaz de resistir a fortes tufões e abalos sísmicos que são recorrentes na região.



Além da sua fachada reciclável, o prédio conta com um sistema de resfriamento que se baseia nas propriedades da direção do vento dominante que passa por uma cascata integrada no terreno e uma queda de água no ultimo pavimento, proveniente da recirculação de águas pluviais. Sendo assim um atrativo visual que integra o estético com o funcional. O revestimento montado por garrafas pets contem isolamento térmico, condicionando o conforto bioclimático. Toda a demanda energética prove de painéis fotovoltaicos que captam e reserva a energia solar que é convertida em energia elétrica, alimentando iluminação artificial proveniente de lâmpadas LEDs acopladas às garrafas pets. 









O prédio EcoArk entra no conceito dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e conta com o uso de metade do terreno natural sem que ocorra grande impacto ambiental. O espaço público conta com 3 pavimentos destinados a salões de shows e eventos , exposições e galerias de arte.

Montagem e Estruturação

Contando com uma estrutura contemporânea de levíssimo porte. Sua instalação tem a grande vantagem de rapidez e praticidade na montagem e desmontagem, podendo ser capaz de transporte e ocupação de outros espaços, sendo assim uma obra itinerante.  A composição de sua fachada é formada de componentes polímeros denominada polli-bricks. Formadas de garrafas com design baseados em favos de mel, que se auto sustentam em modelos de encaixe. 








Toda estrutura básica da obra, ou seja, o esqueleto é composto de armações de aço (Steel Frame), assemelhando a treliças. Essa estrutura possui 130 metros que vencem os 2.000 metros quadrados de vão e 26 metros de altura. Tais armações são responsáveis por vencer a força de compressão da gravidade e fixar as placas de polli-bricks que exercem a força de tração. Um sistema de esquadrilhas resulta na união e posicionamento da fachada.








Esse modelo de estrutura só foi possível através da evolução das tecnologias construtivas, que teve maior destaque durante a idade media, com o aparecimento das construções góticas, onde as estruturas começavam a se soltar da fachada e ornamentação. Mais relevante destacar os ideais modernistas, onde o surgimento do ballon frame, descobrimento do concreto armado originou a estrutura dominó, possibilitando assim a desconexão entre esqueleto e revestimento da obra. Logo o conceito de leveza e peças autoportantes possibilitou a utilização de diversos materiais, mais orgânicos e leves para compor os revestimentos prediais. Essa possibilidade é o que vemos empregada no EcoArk, polímeros que revestem e prove toda a vedação da obra, sendo necessário apenas as estruturas metálicas na estabilidade e equilíbrio do projeto.


Fontes:

http://www.miniwiz.com/miniwiz/en/projects/ecoark
http://tife.weebly.com/pavilion-of-new-fashion-fe-ecoark.html
http://vivianvtb.wordpress.com/tag/ecoark/
http://www.osabetudo.com/ecoark-voce-ja-viu-um-predio-de-garrafas-plasticas/
http://apicula.com.pt/blog/?p=75
https://sites.google.com/site/commercializationofinnovation/innovation-posts/ecoarktaipei
http://reneguzmangil.blogspot.com.br/2011/04/arquitectura-ecologica.html
http://openarchitecturenetwork.org/projects/%5Bfield_oanproject_path-raw%5D-40
http://inhabitat.com/ecoark-pavilion-made-from-1-5-million-plastic-bottles/ecoark-ed02/
http://arquitetandonanet.blogspot.com.br/2010/04/ecoark-pavilhao-feito-com-garrafas-pets.html
http://natgeotv.com/pt/obras-incriveis-ecoark
http://inhabitat.com/ecoark-pavilion-made-from-1-5-million-plastic-bottles/

Nenhum comentário: