segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Museu do Chocolate - Chocolover/ Natalia Santos e Mariane Oliveira


       
Caçapava, 2009 - 2011
Metro Arquitetos Associados [Anna Ferrari, Gustavo Cedroni e Martin Corullon]




        Construída na década de 60 a fabrica produzia os chocolates e também recebia publico, porém isso ocorria de uma maneira precária, pois o visitante precisava atravessar as ruas externas da fábrica para concluir o passeio.
        O programa apresentado aos arquitetos solicitava a reformulação do espaço do museu que estava obsoleto - era um simples corredor com janelas voltadas para a fábrica, porém sem uma compreensão real da produção do chocolate. Com a planta original em mãos, os arquitetos detectaram problemas no fluxo e na circulação das pessoas. "Havia um grande conflito entre as áreas de produção e de público, porque, para completar o percurso, o visitante precisava atravessar as ruas externas da fábrica por onde transitam caminhões".


       A solução proposta foi implantar duas torres e passarelas exteriores a fabrica, uma de acesso (menor) e outra de saída (maior e de frente à rodovia Presidente Dutra), ambas compostas por conjunto de escada e elevador, que funcionam como circulação exclusiva para o público e essa solução se transformou na principal atração do edifício. A cor vermelha foi escolhida por carregar intenso apelo sensorial e despertar o apetite. A intervenção além de cumprir a função de circulação, causa grande impacto visual tanto durante o dia quanto de noite, iluminado por LEDs ela se destaca na paisagem, transformando-se em uma nova referência ao local. A estrutura foi criada sobre a rodovia Presidente Dutra, principal ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo, onde a localização por si só já cria um destaque e o entorno simplório ajuda a destacar ainda mais o equipamento.A intervenção resolveu três questões principais: conflito de fluxos entre o publico externo e trabalhadores, tornar o simples percurso num museu com conteúdo interativo e por fim demarcar com forte caráter a edificação existente e até então genérica.





          Um projeto que traz experiência espacial, ou seja, não apenas que cumpri a função - Os arquitetos, junto com uma grande equipe setorizaram a fábrica de acordo com as áreas de produção e criaram núcleos temáticos. Assim, no percurso de mil metros, janelas foram fechadas dando lugar a aberturas redondas e ovais mais lúdicas e que permitem a visualização dos conteúdos mais interessantes da fábrica. "Usamos outras técnicas de museografia para deixar o percurso o mais interativo possível", esclarece Gustavo.
Durante o trajeto, o público tem a seu dispor narrações por alto-falantes, painéis com imagens, textos, vídeos e lunetas, há também telas touch screen e almofadas gigantes que deixam o formato da pessoa.
Diferentes cores foram utilizadas nos pisos, paredes e teto, além de uma trilha sonora para cada espaço. A sala do bombom Alpino, por exemplo, tem som de jazz, enquanto a de massa de chocolate tem um som distorcido de fábrica, sempre com o objetivo de criar uma identidade marcante para cada núcleo.


 



             O sistema usado é o de treliças, que auxilia estruturalmente no contraventamento e com isso permiti uma estrutura mais esbelta. A estrutura é feita de aço, tem fechamento de vidro laminado temperado com película vermelha e na face norte é fechada por uma chapa metálica expandida, que funciona como um brise. O piso é de chapa perfurada para ventilar e escoar a água.
A estrutura metálica das torres e passarelas é composta por perfis tubulares de 100 mm de diâmetro, com variações na espessura das paredes internas. Incorporada à fachada do edifício, a passarela maior voltada para a via Dutra tem 100 m de extensão, 2,75 m de altura e está a 4,80 m do solo, finaliza em uma torre com 20 m de altura que abriga elevador e escada. No trecho sobre a rua de circulação de veículos há um vão livre de 27,5 m, a entrada é realizada por outra passarela com solução idêntica, porém menor - 20 m de extensão, vão livre de 15 m e torre de 10 m de altura.









Área total: 1.850 m²
Vãos das passarelas: 27,5m (Passarela 1) e 15,0m (Passarela 2)
Altura: 20m (Torre 1) e 10m (Torre 2)
Peso total da estrutura: 42 Toneladas
Distância total do percurso de visitação: 713m




















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