segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Millennium Dome - Júlia de Vasconcelos e Marliany Brito



MILLENNIUM DOME 
Richard Rogers

O arquiteto
Richard Rogers nasceu em Florença, Itália, em 1933. 
Ele participou da Associação de Escolas de Arquitetura em Londres
Trabalhou em parceria com Norman Foster e Wendy como "Team 4". 
Gerou uma arquitetura sofisticada baseada em tecnologia, Rogers criou designs luxuosos, entusiasmados. 
Em 1970, Rogers estabeleceu uma parceria com o arquiteto italiano Renzo Piano . 
Suas obras rejeitam o passado clássico, enquanto entusiasticamente abraçando um futuro tecnológico com a sua estética que a acompanha. 
Embora ele coloque ênfase na tecnologia, ele acredita que este não pode ser um fim em si, mas deve tentar resolver os problemas existentes sociais e ecológicos.

Localização
Península de Greenwich, Sudeste de Londres – Inglaterra - Exatamente sobre o meridiano do mesmo nome adotado como marco-zero da contagem do tempo internacional.


        The Dome , é o nome original dessa edificação em forma de cúpula, originalmente usado para abrigar a experiência do Milênio , uma grande exposição que iniciou em 31/12/2000, comemorando o início do terceiro milênio.


Ideia
1996 - Gary Withers (Imagination) e Mike Davies (Richard Rogers) sugeriram o formato de um grande guarda-chuva para que o espaço criado pudesse enfrentar e resolver o clima difícil e os ventos constantes na península. 

Finalidade
A principal finalidade do domo é a de proporcionar uma grande área coberta para exposições. Criado para marcar a passagem do milênio.

Área
A área total se aproxima dos 80 mil m2, ou seja, dois palácios de exposições do Anhembi.

Como ter acesso



Metro Transportes (tubo)
Mais próxima de Londres Estação do Metro: North Greenwich (Jubilee Line)
Ônibus de Londres Transportes
Rotas de ônibus: M2, M1, 108, 188, 422, 472
Condução & Estacionamento
A O2 (Millennium Dome) é adjacente ao extremo sul do Túnel Blackwall(A102), que se conecta à A2 / A12 / A13
Estacionamento no O2 (Millennium Dome)
A O2 (Millennium Dome) tem 2.200 vagas de estacionamento.  É necessário reservar espaços pré estacionamento (tanto no momento da compra do bilhete ou em uma data posterior, sujeito a disponibilidade). Bilhetes pré-reservados estacionamento só são válidos a partir de 10:00 nas noites de eventos em. Você deve trazer o cartão de crédito reservado com para que você possa ter acesso aos parques de estacionamento. Sem estacionamento durante a noite.
Andar & Ciclismo
A O2 é um passeio interessante da histórica Greenwich, enquanto ciclovias vários levar até a península para o O2 onde prateleiras ciclo estão disponíveis.
O Jubilee Line é a rota Londres só metro que se conecta com todas as outras - passageiros dos serviços ferroviários nacionais de norte, sul, leste ou oeste pode transferir facilmente para o O2 através de estação de North Greenwich, na zona 2.
O Docklands Light Railway também fornece ligações estreitas em Canning Town e Canary Wharf.
Viajar de barco no rio Tamisa
Thames Clippers O2 serviço expresso, um serviço exclusivo regular do West End via Ponte de Londres, Canary Wharf e Greenwich. Os barcos têm um bar a bordo, o bilhete é para uma viagem de regresso, mas não para uma partida programada.
Viagem áreas
Eurostar e London City Airport está a poucos minutos do O2, oferecendo fácil acesso de todo o Reino Unido e Europa.

Divisão do espaço
As áreas de exposição e lazer distribuem-se pelos demais espaços e, no centro, prevê-se um grande circo, com arquibancadas em torno para propiciar espetáculos para uma plateia em pé de 5 mil pessoas, que ficará a 10 m de altura sobre uma estrutura especial.

Estrutura
     É um domo ou cúpula com a cobertura de cabos suspensos e tensionados por estais presos a 12 pilares-mastros.
     É uma superfície semi-esférica, recoberta por tecido especial (tecido de teflon - PTFE com tela de fibra de vidro) em uma composição que exigiu o conhecimento perfeito dos materiais empregados, o conceito estrutural envolvido e os detalhes da geometria da cobertura tênsil, técnica que vem sendo empregada Buro Happold em muitas outras estruturas no mundo.
   Projetado com 320 m de diâmetro.
   12 mastros de 90 metros de comprimento e que pesam 95 toneladas, sustentam e tensionam os cabos radiais através de estais, cujas tensões são controladas para as diferentes angulações e distâncias dos pontos de içamento.
      A componente vertical dos esforços é sempre igual, para não apresentar deformações visíveis na superfície.
      Para melhor distribuir a tensão, três anéis reforçados foram projetados com redundância de cabos para garantir a segurança, mesmo em caso de falha de um deles.
  O mastro é octogonal em corte transversal, com todos os elementos longitudinais sendo de 323 milímetros de diâmetro circular, ocos e as partes laterais são de RHS de 300x200mm. Por questões de economia e de estética todas as articulações são soldadas. Os mastros de 90 metros tiveram que ser cortados a 6-16metros para facilitar a entrega.
  Os mastros tinham que ser firmes e flexíveis,  por causa do vento e da força exercida sobre  eles, então inicialmente eles queriam levantar o mastro em um ponto só, fazendo com que ele girasse horizontalmente e verticalmente. Porém não deu certo por causa das ligações entre tubos, então teriam que levantar ele em 4 posições, o que causou mais dificuldades, porque os cabos para puxar o mastro pra cima tinha que ficar mudando de comprimento. Isso foi resolvido ao colocar um tipo especial de viga com 2 polias pra facilitar o 'puxação' dos cabos. Esse sistema também garantia que a carga seria igualmente dividida entre os 4 ponto. Pra ajudar a levantar o mastro foi criado outro guindaste que foi colocado no pé do mastro pro mastro não escorregar ou deslizar no chão.








 
 



O sistema de tensionamento também foi projetado para permitir que o domo se ancorasse à terra não em todas radiais, mas em alguns pontos, de modo a permitir acessos mais amplos. Isso exigiu a criação de mais um elemento na estrutura, em arcos que recebem algumas das radiais e retransmitem seus esforços de ancoragem para alguns pontos.


Cada mastro possui 100m de altura

Tecido da cobertura
Tecido da cobertura: teflon reforçado com fibra de vidro – valoriza a resistência aos raios ultravioleta (UV) e à menor sujidade, embora com menos desempenho em termos de transparência e cores, que poderiam ser proporcionadas pelo PVC, por exemplo.
Alternativas como o PVC, silicone e misturas de poliolefinas, termoplásticos e poliéster foram testadas.

Toda a cobertura foi idealizada em faixas do tecido, que se encaixam entre dois cabos
radiais. Cada módulo desses tem detalhes de fixação, cobrejuntas e uma subcobertura impermeável à água, mas permeável ao vapor, cuja função é induzir a condensação entre os dois tecidos, de modo a conduzir a água resultante do processo sem provocar gotejamentos.

Montagem da cobertura 

Programa
Possui 11 transformadores de energia;
Uma galeria de serviço (túnel de concreto) enterrada com caixa-d'água e bombas, sistema de drenagem, centrais de água gelada;
Cabos de comunicação e energia que interligam seis edifícios de apoio com cinco andares cada e ventiladores que garantem ar fresco para até 35 mil visitantes ao mesmo tempo e renovam todo o ar interno em cerca de 2 horas.

Referências 
http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/38/artigo32150-1.asp




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