segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SOB O VÉU E O VULCÃO-ITÁLIA -micaelly,Ana Carolina


 O projeto:
Lombardia e conhecida por suas grandes feiras e para atender essa necessidade em 2000 houve um concurso internacional no qual o projeto de Fuksas foi o ganhador. O seu projeto se tornou um dos maiores de engenharia da Europa nos últimos anos.
O que mais chama atenção nessa obra é a forma da cobertura (vulcão e um véu) que se destaca no meio da paisagem se tornando um símbolo para cidade.
O complexo expositivo está em local estratégico, a poucos quilômetros do centro da cidade e da antiga sede da feira, em meio aos principais cruzamentos rodo ferroviários e ao longo do eixo entre Milão e o aeroporto internacional de Mal pensa. Para a interligação direta entre o pólo e a cidade, foi inaugurada a linha de metrô Rho Fiera.
A obra foi inaugurada em 31 de março de 2005 com o objetivo de trazer para a cidade e para o país um espaço expositivo de nível internacional, nos campos urbanístico, arquitetônico e econômico, capaz de competir com as maiores feiras do mundo. Para isso, investiram-se mais de 750 milhões de euros, o equivalente a mais de R$ 2 bilhões


Área: espaço ocupa um quarteirão de mais de 2 milhões de m2
Material:

A escolha do aço como principal  material de construção foi consequência lógica da necessidade de criar, em pouco tempo, imensos espaços livres e com grandes aberturas. As paredes são de chapas de aço inoxidável e vidro, ou de concreto armado pré-fabricado. Grande parte do complexo foi produzida em oficinas italianas e de outros países europeus.


Cobre uma superfície total de 47,5 mil metros


Solução para o véu e o vulcão:
O grande desafio era criar uma grelha estrutural de camada única, totalmente envidraçada e com capacidade de se curvar nos extremos, para cima e para baixo, como uma cadeia de montanhas. A realização de tal façanha estava nas mãos dos profissionais da Mero, empresa responsável pela engenharia das coberturas. Como a transparência do vidro deixaria a estrutura de aço inteiramente exposta, Soeren Stephan, engenheiro-chefe da Mero, desenvolveu um sistema especial para executar a forma geométrica livre idealizada por Fuksas. Ele uniu suportes retos de seção T a nós de discos duplos, fabricados separadamente, para criar as superfícies. Depois, parafusou os componentes da estrutura, criando um campo de operações e permitindo que esta recebesse o acabamento na fábrica, com o mínimo de solda. Os nós foram projetados de maneira a receber dois prendedores em cada suporte de conexão, não só para evitar problemas no momento da junção, como para resistir à curvatura. No vulcão, foram usados 4 mil suportes na armação e 1.500 nós, enquanto o véu recebeu 38.929 suportes e 16.500 nós. As placas de vidro laminado claro das duas coberturas foram fabricadas na Alemanha. O vidro do véu é laminado de 8 + 8 mm e PVB de 0,76 mm. A cobertura do vulcão, por sua vez, utilizou sistema de vidros duplos.                                    


Alguns materiais usados na estrutura:


cabo de tensao

haste de tensao

Os losangos receberam reforços diagonais, formando triângulos que aumentam a resistência da grelha e garantem a sustentação das placas de vidro. A malha estrutural utiliza módulos de 2,7 x 2,25 metros, a fim de garantir à cobertura a largura constante de 31,57 metros ao longo de todo o eixo central. O grande Véu fica apoiado sobre 183 colunas de aço com 50 centímetros de diâmetro, que, no alto, dividem-se em braços que chegam à cobertura. Essas ramificações ocultam o sistema de drenagem, projetado de maneira a dispensar tubulações e calhas. 

Pavilhão:
Internamente, os pavilhões têm grandes áreas livres, uma vez que a estrutura se apóia em apenas 12 colunas, dispostas no centro, para não dificultar a visibilidade e a acessibilidade, As paredes são de chapas de aço inoxidável e vidro, ou de concreto armado pré-fabricado. Grande parte do complexo foi produzida em oficinas italianas e de outros países europeus.
 Nessas construções, dois domos no teto, a 25 metros de altura e com 40 metros de diâmetro, proporcionam iluminação natural. Essas aberturas elípticas estão revestidas lateralmente por placas delgadas de alumínio em forma de trapézio e recobertas de vidro em cima. O teto dos pavilhões foi executado com as mesmas placas de alumínio e o piso tem base de concreto com acabamento de pó de quartzo.






100 mil peças de vidro que formam essa estrutura(véu e o vulcão)


Nenhum comentário: