quarta-feira, 12 de setembro de 2012

MAC – Museu de arte contemporânea de Niterói –



TECNOLOGIA V - Thaynara e Iviny

Arquiteto: Oscar Niemeyer
Engenheiro: Bruno Contarini



O arquiteto afirma querer uma arquitetura suspensa, mas que não fosse um bloco acima do outro, ele desejava uma linha curva que desenhasse todo o projeto, surge ai a forma do MAC, que foi influenciado pela imagem de um cálice de flor suspensa no ar. 


Tem se um único pilar central oco, com 9m de diâmetro, que permite a arquitetura está em balanço;
O sistema Estrutural é capaz de suportar um peso equivalente a 400 kg/m²


Em seu interior tem-se um grande salão central, com 462m², completamente livre de pilares. Para essa ousadia no salão, foi necessário à execução de quadros, com grandes vigas protendidas e radiais, sob o teto do Museu. Apóiam-se tais vigas em seis pilares com 50cm de diâmetro.


       Os quadros de vigas e pilares formam assim uma espécie de mesa, apoiada por sua vez sobre a estrutura do primeiro pavimento (Administração e setores técnicos). As vigas em que está pendurado o mezanino foram construídas em concreto protendido e avançam em balanços de 11m sob o forro do mezanino.



O peso dessa superestrutura, transmitido pelos pilares da mesa ao primeiro pavimento, é sustentado por um conjunto de vigas radiais realizado em concreto protendido; do apoio rígido sobre o pilar central, essas vigas se projetam em balanços de aproximadamente 10m até a periferia circular do bojo externo do Museu.



           O comportamento estrutural das vigas exigiu que a armação negativa, na parte superior delas, passasse de um lado ao outro do apoio central, de forma a equilibrar todo o arcabouço até agora descrito. De fato, o apoio central cilíndrico é oco, para permitir o transporte vertical, por elevador, de peças do subsolo; por isso, os cabos superiores da armação, forçados a desviar-se do poço, formaram uma estrela com a armação principal das vigas em balanço.
        
            É assim que o apoio central recebe e absorve, transmitindo-o ao terreno, todo o peso da edificação em pleno funcionamento.

    Quanto às fundações, e uma vez que é cavernoso o terreno do promontório de onde o Museu de Niemeyer parece voar para a paisagem, construiu-se sapata com 16m de diâmetro e 5m de altura.


         O solo local é resistente. Ressalte-se que a carga total da construção, mesmo considerando o uso do Museu e o efeito dos ventos, é inferior ao peso da terra que foi retirada para a obra; a estabilidade vem do fato de que não se está acrescentando carga suplementar ao solo.

         Por fim, as rampas de acesso público foram estruturadas em grelhas de concreto protendido com caixões perdidos.


 Condicionantes:
·                    Suporta o peso de 400 kg/m² e vento de 200km/h



      O MAC possui 16m de altura.

   Sua cobertura circular possui 50m de diâmetro.



Referências
 








Nenhum comentário: