quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Referências: Aryen, Ana Paula, Isaque e Karyne Ribeiro


Ponte Gateshead Millennium Bridge 














Gateshead Millennium Bridge é uma ponte estaiada em arco (todas as cargas chegam igualmente no arco) giratória para pedestres e ciclistas sobre o Rio Tyne, na Inglaterra, entre Gateshead 's Quays na margem sul, e o Cais de Newcastle upon Tyne, na margem norte. É uma ponte que ao invés de ser reta com cabos verticais, ela tem a forma de um “C”, com cabos de sustentação inclinados, 126m de comprimento e 8 de largura. 












Quando um barco se aproxima, em menos de 4,5 minutos um motor (equivalente a 8 Ford Focus) gira a ponte inteira em seu eixo, liberando a passagem pelo rio, sua inclinação máxima é de 40º. A ponte é girada para passagem de pequenos navios e barcos de até 25 m de altura para passar por baixo. Foi aberta ao público em 17 de setembro de 2001 e custou 22 milhões de libras. A estrutura premiada foi concebida e projetada pelos arquitetos Wilkinson Eyre e engenheiros estruturais de Gifford. 





Ponte Octávio Frias de Oliveira

·        Inauguração: 10 de maio de 2008.
·        Comprimento total: 1.600 m.
·        Altura: 138 m.
·        Localização: São Paulo.
·        Tipo de ponte: Ponte estaiada.
·        O projeto é do autor Catão Francisco Ribeiro, tendo como arquiteto João Valente e os engenheiros Edward Zeppo Boretto é Norberto Duran, ambos pertencem à empresa (EMURB).
·        Custo de aproximadamente R$ 184 milhões para contusão do complexo  e R$ 40 milhões para a sinalização viária, drenagem e pavimentação.

A ponte Octávio Frias de Oliveira é uma ponte estaiada localizada na cidade de São Paulo. Foi inaugurada em 2008. Faz parte do Complexo Viário Real Parque, e é formada por duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60º que cruzam o rio Pinheiros. É a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas ao mesmo mastro.
A torre tem 138 metros de altura, equivalente a um prédio de 46 andares, com escadas de aço internas á torre, com patamares a cada 6 metros, dão acesse ao mastro para servir de manutenção.
No total, de cada sentido da ponte tem 290 metros de mastro em “X”, que suporta os estais se cruzam três vias em níveis diferentes: as duas pistas suspensas da ponte e a via marginal de manutenção, no nível do solo. Além disso, uma linha de transmissão elétrica percorre a margem do rio pelo subterrâneo e o Córrego Água Espraiada passando por entre os mastros.




Erguidas em concreto armado protendido, as alças foram moldadas por meio de formas deslizantes. A obra consumiu aproximadamente 58.700 metros cúbicos de concreto, o equivalente à carga de 7.340 caminhões betoneiras ou ao volume utilizado na construção das pontes do Cebolão.
 Entre os desafios técnicos encontrados no projeto, há a complexidade da distribuição de cargas entre os muitos estais e as seções das pistas de geometria curva. Nos elementos de fixação de cada um dos estais foram instaladas células de carga, capazes de monitorar as forças aplicadas aos mesmos, permitindo ajustar as tensões mecânicas de montagem, equilibrando a ponte adequadamente e não sobrecarregando os cabos durante a construção. As pontes foram projetadas para suportar ventos de até 250 quilômetros por hora.

 A ponte é iluminada por holofotes nas cores azul, verde e vermelho, que têm condição de projetar na estrutura variadas combinações cromáticas. A empresa holandesa Philips assina o sistema de iluminação da ponte.


Ponte de todos



A Ponte de Todos - Newton Navarro está localizada na cidade de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Ela liga os bairros da Zona Norte de Natal e os municípios do litoral norte do estado aos bairros da Zona Leste de Natal e do litoral sul, além de outras regiões da cidade passando pelo Rio Potengi. Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística.
A principal finalidade é a desobstrução do tráfego da Ponte de Igapó, melhorar o acesso ao futuro Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e a novos empreendimentos que vem se instalando na região norte, além de facilitar e aumentar o fluxo de turistas no litoral norte e facilitar a saída dos moradores da Zona Norte para os bairros do centro da cidade e outras zonas da capital. O seu nome homenageia Newton Navarro, um importante artista potiguar.

A ponte, cujo trecho estaiado  foi projetado pelo engenheiro italiano Mario de Miranda, possui cerca de 1,8 km de extensão dos quais cerca de 500 metros são sustentados por cabos de aço presos a dois blocos centrais de 110 metros de altura, e o restante sustentado por vãos convencionais.  


A ponte tem uma iluminação cênica e rodoviária. Seus estais são do tipo harpa e foi usado para abrir um vão maior a baixo do tabuleiro para tráfego marítimo.


Passo a Passo da construção: 


Ponte da Arrábida


A ponte da Arrábida no Porto foi uma das obras arquitetônicas mais avançadas do seu tempo, constituindo durante anos recorde mundial em pontes desse gênero, o responsável pelo projeto foi o engenheiro Edgar Cardoso. 


 A flecha de 52m permitia um vão de 270 metros sustentados por um arco em betão armado, elevando-se o tabuleiro a 70m de altura sendo resistente tanto a esforços de tração como de compressão. O comprimento total do tabuleiro é de 493m e largura de 27m. Posteriormente, o betão foi substituído por uma argamassa de reparação de elevada resistência e com retração compensada.


Viaduto de Millau

O Viaduto de Millau (em francês: Viaduc de Millau) é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale dorio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux, tem 343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e aberta ao tráfego dois dias depois.
A ponte situa-se perto de Millau. Antes da sua construção, o tráfego de veículos entreParis e Barcelona tinha de descer até o vale do rio Tarn, causando pesados congestionamentos, principalmente na época das férias de verão. A ponte agora atravessa o vale pelo ponto mais alto, formando a última ligação entre Clermont-Ferrand, a região do Languedoc e a Espanha, reduzindo consideravelmente o custo de transitar por esta rota. 
O viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto (betão) armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460m, com 32 m de largura por 4,2m de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.
Os pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11m no alto. Cada um pesa 2230toneladas. Os pilares foram construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS.

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