Ponte Gateshead Millennium Bridge
Gateshead Millennium Bridge é uma ponte estaiada em arco (todas as cargas chegam igualmente no arco) giratória para pedestres e ciclistas sobre o Rio Tyne, na Inglaterra, entre Gateshead 's Quays na margem sul, e o Cais de Newcastle upon Tyne, na margem norte. É uma ponte que ao invés de ser reta com cabos verticais, ela tem a forma de um “C”, com cabos de sustentação inclinados, 126m de comprimento e 8 de largura.

Quando um barco se aproxima, em menos de 4,5 minutos um motor (equivalente a 8 Ford Focus) gira a ponte inteira em seu eixo, liberando a passagem pelo rio, sua inclinação máxima é de 40º. A ponte é girada para passagem de pequenos navios e barcos de até 25 m de altura para passar por baixo. Foi aberta ao público em 17 de setembro de 2001 e custou 22 milhões de libras. A estrutura premiada foi concebida e projetada pelos arquitetos Wilkinson Eyre e engenheiros estruturais de Gifford.
Ponte Octávio Frias de Oliveira
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Inauguração: 10 de maio de 2008.
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Comprimento total: 1.600 m.
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Altura: 138 m.
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Localização: São Paulo.
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Tipo de ponte: Ponte estaiada.
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O projeto é do autor Catão Francisco Ribeiro,
tendo como arquiteto João Valente e os engenheiros Edward Zeppo Boretto é
Norberto Duran, ambos pertencem à empresa (EMURB).
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Custo de aproximadamente R$ 184 milhões para
contusão do complexo e R$ 40 milhões
para a sinalização viária, drenagem e pavimentação.
A ponte Octávio Frias de Oliveira é uma ponte estaiada
localizada na cidade de São Paulo. Foi inaugurada em 2008. Faz parte do
Complexo Viário Real Parque, e é formada por duas pistas estaiadas em curvas independentes
de 60º que cruzam o rio Pinheiros. É a única ponte estaiada do mundo com duas
pistas em curva conectadas ao mesmo mastro.
A torre tem 138 metros de altura, equivalente a um prédio
de 46 andares, com escadas de aço internas á torre, com patamares a cada 6
metros, dão acesse ao mastro para servir de manutenção.
No total, de cada sentido da ponte tem 290 metros de
mastro em “X”, que suporta os estais se cruzam três vias em níveis diferentes:
as duas pistas suspensas da ponte e a via marginal de manutenção, no nível do
solo. Além disso, uma linha de transmissão elétrica percorre a margem do rio
pelo subterrâneo e o Córrego Água Espraiada passando por entre os mastros.
Erguidas em concreto armado protendido, as alças foram
moldadas por meio de formas deslizantes. A obra consumiu aproximadamente 58.700
metros cúbicos de concreto, o equivalente à carga de 7.340 caminhões betoneiras
ou ao volume utilizado na construção das pontes do Cebolão.
Ponte de todos
A Ponte de Todos - Newton Navarro está localizada na cidade de Natal,
capital do estado brasileiro do Rio
Grande do Norte. Ela liga os bairros da Zona
Norte de Natal e os
municípios do litoral norte do estado aos bairros da Zona
Leste de Natal e do
litoral sul, além de outras regiões da cidade passando pelo Rio Potengi.
Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística.
A principal finalidade é a desobstrução do
tráfego da Ponte de Igapó,
melhorar o acesso ao futuro Aeroporto Internacional de São
Gonçalo do Amarante e a
novos empreendimentos que vem se instalando na região norte, além de facilitar
e aumentar o fluxo de turistas no litoral
norte e facilitar a saída dos
moradores da Zona Norte para os bairros do centro da cidade e outras zonas da
capital. O seu nome homenageia Newton Navarro, um
importante artista potiguar.
A ponte, cujo trecho estaiado foi projetado pelo engenheiro italiano Mario de Miranda, possui cerca de 1,8 km de extensão dos quais cerca de 500 metros são sustentados por cabos de aço presos a dois blocos centrais de 110 metros de altura, e o restante sustentado por vãos convencionais.
A ponte tem uma iluminação cênica e rodoviária. Seus estais são do tipo harpa e foi usado para abrir um vão maior a baixo do tabuleiro para tráfego marítimo.
Passo a Passo da construção:
Ponte da Arrábida
A ponte da Arrábida no Porto foi uma das obras
arquitetônicas mais avançadas do seu tempo, constituindo durante anos recorde
mundial em pontes desse gênero, o responsável pelo projeto foi o engenheiro
Edgar Cardoso.
Viaduto de Millau
O Viaduto
de Millau (em francês: Viaduc de Millau) é uma grande ponte suspensa por
cabos que
facilita a travessia do vale dorio
Tarn,
próximo de Millau, no
sudoeste da França.
Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux, tem
343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e
aberta ao tráfego dois dias depois.
A ponte situa-se perto de Millau. Antes
da sua construção, o tráfego de veículos entreParis e Barcelona tinha de descer até o vale do
rio Tarn, causando pesados congestionamentos, principalmente na época das
férias de verão. A ponte agora atravessa o vale pelo ponto mais alto, formando
a última ligação entre Clermont-Ferrand, a região do Languedoc e a Espanha, reduzindo consideravelmente o custo
de transitar por esta rota.
O viaduto Millau é formado por oito
trechos construídos em aço, suportados por cabos
estaiados escorados em sete pilares de concreto (betão) armado. A pista pesa
36.000 toneladas, e tem 2460m, com 32 m de largura por 4,2m de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo.
Os seis vãos centrais medem 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada.
A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas
suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas
excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.
Os pilares medem de 77 até 246 m, com a
seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11m no alto. Cada um pesa
2230toneladas. Os pilares foram construídos
primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as
rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela
força de macacos hidráulicos guiados por GPS.
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