terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Referências E4 - Fernanda, Luílla, Sãmela e Thaís.

Pavilhão Ponte – ZAHA HADID
Construído sobre o rio Ebro, o Pavilhão Ponte possui três funções: entrada para a Exposição, passarela de pedestres e pavilhão de exposições. Foi concebido e projetado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid, primeira mulher a ser reconhecida com o prêmio Pritzker de Arquitetura.
Esta construção possui um traçado ligeiramente curvilíneo que conecta com formas suaves e contínuas o eixo da avenida da Estação Intermodal com o espaço do Palácio de Congressos no recinto da Expo Zaragoza 2008, atravessando uma pequena ilha.
Com uma superfície total de 7.000 m² e um comprimento de 260 m, este monumental viaduto de pedestres possui uma forma orgânica, trançada, que simula um gladíolo que abre e fecha como os elementos da natureza.
Seu tamanho é variável de 15 a 30 metros de altura e de 8 a 30 metros de largura. O maior vão livre é de 185 m e a secção da ponte tem forma de diamante, sendo composto por quatro “casulos (pods)” que servem como elementos estruturais e recintos de exposição.
A base estrutural da ponte é o aço. Sua cobertura em forma de escamas sobrepostas é gerada por um padrão de placas solapadas, o que permite desenvolver um micro clima interno baseado no fluxo natural do ar. Assim, a envoltura do edifício desempenha um papel fundamental na relação com o entorno e a variabilidade atmosférica.



  Henderson Waves, Singapura

Com 36 m de altura, a ponte Henderson Waves é a passarela de pedestres mais elevada de Singapura. Foi construída para unir dois dos principais bairros da cidade, o Mount Faber e o Telok Blangah Hill. Seus sete volumes ondulados, além de criarem uma identidade única, funcionam como salões onde os transeuntes podem se sentar e observar a paisagem. Durante a noite, a iluminação com lâmpadas LED cria um efeito visual único entre as ripas de madeira amarelada que definem a ponte



Juscelino Kubitschek, Brasília

Também conhecida como Ponte JK, a estrutura atravessa o Lago Paranoá em um percurso com mais de 1.200 m, sendo um dos principais símbolos de Brasília. Inaugurada em 2002, conecta as áreas do Paranoá, do Lago Sul e do São Sebastião ao Eixo Monumental.






Millau, França

Mais elevada ponte de veículos do planeta, o Viaduto de Millau tem 343 m de altura e foi projetado pelo arquiteto inglês Norman Foster, em parceria com o engenheiro francês Michel Virlogeux. Feita para facilitar a travessia do vale do rio Tarn, ela é uma grande ponte suspensa feita de diversas estruturas estaiadas, e, por isso mesmo, é considerada uma das principais obras de engenharia do século 20.






Octávio Frias de Oliveira, São Paulo

Localizada sobre o rio Pinheiros, a ponte Octávio Frias de Oliveira é a única estrutura estaiada do planeta a ter duas pistas, em curva, conectadas a um mesmo mastro. Levou três anos para ser construída e foi inaugurada em 2008, tornando-se um cartão postal de São Paulo.



The Royal Gorge Brigde

A ponte de Royal Gorge fica perto de Canon City, Colorado, dentro de um parque temático de 360 hectares. O tabuleiro da ponte está a 291 metros acima do rio Arkansas, e detinha o recorde de maior ponte do mundo de 1929 até 2001, quando foi superada pela Ponte Liuguanghe na China.  É uma ponte suspensa, com um vão principal de 286 m de comprimento, total de 384 m e largura de 5,5 m. A ponte é suspensa a partir de torres de 46 m de altura. A ponte foi construída em seis meses, em 1929, como uma atração turística, e continuou a ser uma das atrações turísticas mais visitadas no Colorado desde a sua construção.





 The Helix Bidge

A Ponte Helix, planejada em 2006, com obras iniciadas em 2008, localiza-se em Marina Bay (baía Marina), na foz do rio Cingapura. Demorou 2 anos para ser concluída e teve duas datas de inauguração, uma parcial em abril de 2010 e o funcionamento total em junho do mesmo ano.  Ela é a única no mundo, em sua arquitetura e engenharia, a usar uma estrutura de aço inoxidável em formato de dupla espiral, lembrando a estrutura de um DNA. Também vencedora da categoria “Melhor Edificação de Mobilidade Urbana do Mundo 2010” do prestigiado World Architecture Festival Awards (WAF Awards).
Ela tem 280m de comprimento, 2,4km de tubos de aço inoxidável em formato helicoidal e foi construída a 8,8m do nível do rio. A ponte pesa cerca de 1.700 toneladas e suporta até 16.000 pessoas ao mesmo tempo.
Devido à natureza sensível do duplo aço inoxidável especial usado em sua construção, partes individuais da ponte foram fabricadas em outro lugar e posteriormente transportadas à Marina Bay para montagem. Este material especial é o mesmo usado nas indústrias químicas para o transporte de materiais corrosivos, devido a isso, ele foi escolhido pela sua capacidade de resistência estrutural, corrosiva e baixa manutenção.


Os engenheiros da Arup estudaram e escolherem a forma helicoidal ou a dupla espiral na confecção da ponte, pois perceberam que assim utilizariam cinco vezes menos o aço utilizado numa ponte convencional. Isso economizou milhões de dólares em custos de construção, sendo que o custo total da ponte ficou em aproximadamente U$68 milhões







Millenium Bridge

Inaugurada oficialmente em 10 de junho de 2000, sobre o Rio Tamisa a mais longa ponte suspensa para pedestres do mundo. Com 320 metros de comprimento, em sua estrutura complexa e inovadora, foram utilizadas as mais modernas tecnologias para superar os desafios do projeto.
Atravessando o Rio Tamisa, possibilita a ligação entre a Catedral de St.Paul, e a City de Londres com o conjunto formado pelo (Museu de Arte Moderna) e o Shakespeare Globe Theater .
A ponte que combina o conjunto de estrutura em aço, corrimãos em aço inox e plataformas em alumínio sustentado por apenas dois elementos verticais, tem a leveza de uma fita de metal durante o dia, e de uma lâmina de luz durante a noite.
O arrojado design da ponte, é o resultado da colaboração entre a Foster & Partners, responsável pela arquitetura, associados ao escultor Sir Anthony Caro, e a Oven Arup & Partners responsáveis pela engenharia e aplicação das tecnologias de ponta nos cálculos de estrutura, vento, iluminação, impacto ambiental, e segurança, assim como dos estudos geotécnicos e marítimos.
Os Pilares
Com 320 metros de comprimento , apresenta um vão central livre de 144 metros entre os dois pilares elípticos de concreto, fundidos no local. Neles estão fixados os braços de aço que suportam os cabos de sustentação da ponte.

Construídos no leito do rio, seu cálculo e dimensionamento, levou em consideração além das cargas da ponte, as forças adicionais derivadas do comportamento do rio, (marés, correnteza, etc.) e sobre tudo dos possíveis impactos acidentais de navios. O trânsito nesta área do rio, é intenso, por tanto o risco de colisão existe.
Os piers foram calculados em função das barcaças de transporte de areia, (as maiores em circulação), que tem uma massa de 2.000 toneladas.
Em base aos cálculos e simulações em computador, se verificou que em caso de um impacto como este, o pilar sofreria um movimento de 160 mm. e continuaria a suportar a ponte sem ser danificada.

Os Cabos

Esta é uma ponte suspensa, por 8 cabos de aço de 120 mm de diâmetro.
Devido ao perfil da ponte, estes cabos passam por cima dela nos braços fixados no topo dos pilares, e 2,30 metros abaixo no vão central estando ancorados às margens por contrafortes de concreto.

Os braços de sustentação dos cabos

Elaborados em aço baixo carbono e pintados, tem 8 metros de distancia entre eixos.

Plataforma

A plataforma é construída em setores pré-fabricados de alumínio extrudado, perpendiculares ao trânsito de pedestres e tem 4 metros de largura. Estes extrudados, estão unidos entre sim por um sistema de encaixe tipo macho / fêmea, para aumentar a rigidez do conjunto.

Guardacorpo

O fechamento lateral da ponte de 1,20 m de altura, está feita com cabos de aço de 6 mm de diâmetro, sem emendas no comprimento total da ponte. Os corrimãos são tubos arredondados de aço inox, formados por pressão.
O guardacorpo tem uma outra função importante, fora a normal de segurança: ele foi projetado para desviar o vento melhorando o conforto do pedestre, e por eles que é realizada a iluminação noturna.
                                                                  


O seu formato arredondado foi testado amplamente em simulações de túnel de vento, até se achar o perfil perfeito para este projeto.





Nenhum comentário: