Pavilhão
Ponte – ZAHA HADID

Esta
construção possui um traçado ligeiramente curvilíneo que conecta com formas
suaves e contínuas o eixo da avenida da Estação Intermodal com o espaço do
Palácio de Congressos no recinto da Expo Zaragoza 2008, atravessando uma
pequena ilha.

Seu
tamanho é variável de 15 a 30 metros de altura e de 8 a 30 metros de largura. O
maior vão livre é de 185 m e a secção da ponte tem forma de diamante, sendo
composto por quatro “casulos (pods)” que servem como elementos estruturais e
recintos de exposição.
A base
estrutural da ponte é o aço. Sua cobertura em forma de escamas sobrepostas é
gerada por um padrão de placas solapadas, o que permite desenvolver um micro
clima interno baseado no fluxo natural do ar. Assim, a envoltura do edifício desempenha
um papel fundamental na relação com o entorno e a variabilidade atmosférica.
Com 36 m de altura, a ponte Henderson Waves é a
passarela de pedestres mais elevada de Singapura. Foi construída para unir dois
dos principais bairros da cidade, o Mount Faber e o Telok Blangah Hill. Seus
sete volumes ondulados, além de criarem uma identidade única, funcionam como
salões onde os transeuntes podem se sentar e observar a paisagem. Durante
a noite, a iluminação com lâmpadas LED cria um efeito visual único entre as
ripas de madeira amarelada que definem a ponte
Juscelino Kubitschek, Brasília
Também conhecida como Ponte JK, a estrutura
atravessa o Lago Paranoá em um percurso com mais de 1.200 m, sendo um dos
principais símbolos de Brasília. Inaugurada em 2002, conecta as áreas do
Paranoá, do Lago Sul e do São Sebastião ao Eixo Monumental.
Millau,
França
Mais elevada ponte de veículos do planeta, o
Viaduto de Millau tem 343 m de altura e foi projetado pelo arquiteto inglês
Norman Foster, em parceria com o engenheiro francês Michel Virlogeux. Feita
para facilitar a travessia do vale do rio Tarn, ela é uma grande ponte suspensa
feita de diversas estruturas estaiadas, e, por isso mesmo, é considerada uma
das principais obras de engenharia do século 20.
Octávio Frias de Oliveira, São Paulo
Localizada sobre o rio Pinheiros, a ponte Octávio Frias de Oliveira é a única estrutura estaiada do planeta a ter duas pistas, em curva, conectadas a um mesmo mastro. Levou três anos para ser construída e foi inaugurada em 2008, tornando-se um cartão postal de São Paulo.
The
Royal Gorge Brigde
A ponte de Royal Gorge fica perto de Canon City,
Colorado, dentro de um parque temático de 360 hectares. O tabuleiro da
ponte está a 291 metros acima do rio Arkansas, e detinha o recorde de maior
ponte do mundo de 1929 até 2001, quando foi superada pela Ponte Liuguanghe na
China. É uma ponte suspensa, com um vão principal de 286 m de
comprimento, total de 384 m e largura de 5,5 m. A ponte é suspensa a partir de
torres de 46 m de altura. A ponte foi construída em seis meses, em 1929,
como uma atração turística, e continuou a ser uma das atrações turísticas mais
visitadas no Colorado desde a sua construção.
The
Helix Bidge
A Ponte Helix, planejada em
2006, com obras iniciadas em 2008, localiza-se em Marina Bay (baía Marina), na
foz do rio Cingapura. Demorou 2 anos para ser concluída e teve duas datas de
inauguração, uma parcial em abril de 2010 e o funcionamento total em junho do
mesmo ano. Ela é a única no mundo, em
sua arquitetura e engenharia, a usar uma estrutura de aço inoxidável em formato
de dupla espiral, lembrando a estrutura de um DNA. Também vencedora da
categoria “Melhor Edificação de Mobilidade Urbana do Mundo 2010” do prestigiado
World Architecture Festival Awards (WAF Awards).
Ela tem 280m de comprimento,
2,4km de tubos de aço inoxidável em formato helicoidal e foi construída a 8,8m
do nível do rio. A ponte pesa cerca de 1.700 toneladas e suporta até 16.000
pessoas ao mesmo tempo.
Devido à natureza sensível do
duplo aço inoxidável especial usado em sua construção, partes individuais da
ponte foram fabricadas em outro lugar e posteriormente transportadas à Marina
Bay para montagem. Este material especial é o mesmo usado nas indústrias
químicas para o transporte de materiais corrosivos, devido a isso, ele foi
escolhido pela sua capacidade de resistência estrutural, corrosiva e baixa
manutenção.
Os engenheiros da Arup estudaram e escolherem a forma helicoidal ou a
dupla espiral na confecção da ponte, pois perceberam que assim utilizariam
cinco vezes menos o aço utilizado numa ponte convencional. Isso economizou
milhões de dólares em custos de construção, sendo que o custo total da ponte
ficou em aproximadamente U$68 milhões
Millenium
Bridge
Inaugurada oficialmente em 10 de junho de 2000, sobre o Rio Tamisa a mais longa ponte suspensa para pedestres do mundo. Com 320 metros de comprimento, em sua estrutura complexa e inovadora, foram utilizadas as mais modernas tecnologias para superar os desafios do projeto.
Atravessando o Rio Tamisa,
possibilita a ligação entre a Catedral de St.Paul, e a City de Londres com o
conjunto formado pelo (Museu de Arte Moderna) e o Shakespeare Globe Theater .
A ponte que combina o conjunto de
estrutura em aço, corrimãos em aço inox e plataformas em alumínio sustentado
por apenas dois elementos verticais, tem a leveza de uma fita de metal durante
o dia, e de uma lâmina de luz durante a noite.
O arrojado design da ponte,
é o resultado da colaboração entre a Foster & Partners, responsável pela
arquitetura, associados ao escultor Sir Anthony Caro, e a Oven Arup &
Partners responsáveis pela engenharia e aplicação das tecnologias de ponta nos
cálculos de estrutura, vento, iluminação, impacto ambiental, e segurança, assim
como dos estudos geotécnicos e marítimos.
Os Pilares

Construídos no leito
do rio, seu cálculo e dimensionamento, levou em consideração além das cargas da
ponte, as forças adicionais derivadas do comportamento do rio, (marés,
correnteza, etc.) e sobre tudo dos possíveis impactos acidentais de navios. O
trânsito nesta área do rio, é intenso, por tanto o risco de colisão existe.
Os piers foram
calculados em função das barcaças de transporte de areia, (as maiores em
circulação), que tem uma massa de 2.000 toneladas.
Em base aos cálculos
e simulações em computador, se verificou que em caso de um impacto como este, o
pilar sofreria um movimento de 160 mm. e continuaria a suportar a ponte sem ser
danificada.
Os Cabos
Esta é uma ponte suspensa, por 8
cabos de aço de 120 mm de diâmetro.
Devido ao perfil da ponte, estes
cabos passam por cima dela nos braços fixados no topo dos pilares, e 2,30
metros abaixo no vão central estando ancorados às margens por contrafortes de
concreto.
Os braços de sustentação dos cabos
Elaborados em aço baixo carbono e
pintados, tem 8 metros de distancia entre eixos.
Plataforma
A plataforma é construída em
setores pré-fabricados de alumínio extrudado, perpendiculares ao trânsito de
pedestres e tem 4 metros de largura. Estes extrudados, estão unidos entre sim
por um sistema de encaixe tipo macho / fêmea, para aumentar a rigidez do
conjunto.
Guardacorpo
O fechamento lateral da ponte de
1,20 m de altura, está feita com cabos de aço de 6 mm de diâmetro, sem emendas
no comprimento total da ponte. Os corrimãos são tubos arredondados de aço inox,
formados por pressão.
O guardacorpo tem uma outra
função importante, fora a normal de segurança: ele foi projetado para desviar o
vento melhorando o conforto do pedestre, e por eles que é realizada a
iluminação noturna.
O seu formato arredondado foi testado amplamente em simulações de
túnel de vento, até se achar o perfil perfeito para este projeto.

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