- Viaduto de Millau -
O viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em
aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto
(betão) armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460m, com 32 m de largura
por 4,2m de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis
vãos centrais medem 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista
de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de
20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas
faixas de tráfego de cada lado.
Durante a construção, sete pilastras intermediárias temporárias foram
necessárias entre as pilastras permanentes de concreto para que o deque fosse
‘lançado’ através do desfiladeiro de coluna a coluna. Cada uma das sete seções
atravessa 350 metros. Para compensar a expansão e contração, cada coluna se divide em duas
colunas mais finas e flexíveis debaixo da pista de rodovia. Isso cria uma
estrutura em forma de A sobre o nível do deque, afinando a silhueta da ponte,
reduzindo seu impacto na paisagem ao redor.
Desenvolvido para suportar as mais extremas condições do tempo e
atividade sísmica, o viaduto Millau tem uma garantia de 120 anos. Para proteger
motoristas de ventos violentos, a estrutura foi equipada com telas protetoras e
fortes barreiras de colisão.
- Pavilhão Ponte Zaragoza -
O Pavilhão Ponte leva a
assinatura da arquiteta iraquiana Zaha Hadid. Sua proposta foi escolhida entre
os 41 projetos apresentados no concurso de desenho promovido para a construção
desta infraestrutura que seria o emblema da Exposição Internacional de Zaragoza
no ano de 2008.
A obra está envolta por uma
"casca" que possui "escamas sobrepostas", uma membrana
permeável que dá origem a um microclima interno baseado no fluxo natural do ar.
A base do torso articulado se fixa parcialmente em uma pequena ilha no meio do
rio.
Sendo simultaneamente um
elemento infra estrutural e um espaço representativo, o Pavilhão Ponte
destaca-se como uma experiência de aprendizagem interativa.
A textura do edifício assume um
papel essencial na definição da sua relação com o território e as variações
externas. O projeto foi concebido para permitir a permeabilidade do interior ao
efeito dos agentes atmosféricos, como o vento Tramontana que sopra através do
Ebro e a força da luz solar em Zaragoza.
Conta com dois pontos de apoio sobre o calço e com um recobrimento
exterior inspirando nas escamas do tubarão.
Esta pele de escamas de tubarão
é gerada por um complexo padrão de lâminas sobrepostas. Algumas lâminas podem
rodar sobre um sistema pivotante, permitindo a abertura temporária ou o fecho
de parte da fachada.
O padrão de peças justapostas,
confere ao Pavilhão Ponte uma grande variedade de aproveitamento da luz natural
através dos diversos graus de abertura possíveis: de raios de luz penetrando
por pequenas aberturas a intensos poços de luz. As aberturas de maior dimensão
localizam-se no nível inferior, em correspondência com o final da ponte,
permitindo um maior grau de contato visual com o rio e o recinto da
exposição."
- Projeto Hovering -
A rotatória foi concluída no ano de 2013, mas está de volta nas notícias depois que o
projeto foi indicado para um prêmio de design holandês neste mês. É uma solução
simples para um problema de planejamento complicado: Como proteger os ciclistas
a partir de um complexo de quatro vias de tráfego? A IPV Delft empresa por trás do projeto, descreve-o como
um "disco flutuante."
O
deck em si é suspenso por cabos que se estendem a partir de uma torre de aço de
21 metros de altura. O projeto original
compreendia a sustentação da ponte somente através dos cabos estaiados pela
torre central, ele teve que ser modificado porque vibrava com a incidência de ventos, e sendo assim
houve a adição de colunas mistas de aço e concreto nas extremidades.
- Ponte Banpo -
A
Ponte Banpo ou Grande Ponte Banpo é uma ponte situada sobre o rio Han, a ponte liga os distritos de Seocho e Yongsan. A
Ponte Banpo está acima da Ponte Jamsu, formando uma ponte de "dois
andares". Durante os períodos de elevada pluviosidade, a Ponte Jamsu submerge, porém a Banpo continua em uso. É uma ponte de viga e foi concluída em 1982.
Instalada em setembro de 2009 na
Ponte Banpo a Fonte Arco-íris do Luar é a maior fonte de ponte do mundo
que estabeleceu um recorde mundial com cerca de 10.000 bocais de LED que
funcionam ao longo de ambos os lados que possui 1.140 metros de comprimento,
lançando 190 toneladas de água por minuto. O prefeito de Seul Oh Se-hoon elogiou que a ponte vai embelezar
ainda mais a cidade e tornar-se uma vitrine eco-amigável de Seul, pelo fato de
que a água é bombeada diretamente do próprio rio e é continuamente reciclada.
- Henderson Waves Bridge -
Com 36 m de altura e 274 metros de extensão, a ponte.
Construída para unir dois dos principais bairros da cidade, o Mount Faber e o
Telok Blangah Hill, dois dos três que formam os parques de Southern Ridges.
É a ponte mais alta de pedestres de
Cingapura. Seus
sete volumes ondulados, além de criarem uma identidade única, funcionam como
salões onde os transeuntes podem se sentar e observar a paisagem.
Durante
a noite, a iluminação com lâmpadas LED cria um efeito visual único entre as
ripas de madeira amarelada que definem a ponte.
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