Mapeamento E4 (Ventilação)
Após medição da velocidade do vento através de aparelho específico observamos que a velocidade do vento é, de modo geral, muito baixa, chegando até mesmo, em alguns pontos, ser 0m/s. Observamos ainda que, nos pontos demarcados – conforme se infere do mapa – o vento acompanha o sentido dos carros. Porém notamos que, em partes mais altas do terreno, a velocidade das correntes de ar são maiores e obedecem ao sentido do vento predominante da região do Vale do Aço, que é 20 graus ao norte.
De uma análise perfunctória, nota-se que a ventilação nas partes mais baixas, em tese, torna-se prejudicada em função das montanhas que ladeiam o terreno em análise.
Assim, sugerimos e entendemos modestamente, que adotar um sistema vertical capaz de captar e direcionar essa ventilação natural de acordo com as necessidades de cada projeto seria de grande valia.
Mapeamento E4 (Insolação)
No mapeamento de insolação (feito por carta solar, entre 10h às 16h) sob a área determinada, obtivemos os seguintes dados: A fachada voltada para Rua Imbui, tem a maior incidência de sol devido estar em sua maior área para o norte, pega assim todo o sol quase em todas as estações do ano e horários. A parte inferior pega o sol da tarde em diante. A lateral voltada para o anel viário pega o sol da manhã e a parte voltada para BR que da acesso a Usipa também tem maior incidência de sol devido estar para o norte. Resalva que as insolações mudaram de acordo com a inserção do projeto de cada um no terreno assim como os ângulos alfa, beta e gamma.
Mapeamento E4 (Ruidos)
O mapeamento de ruído foi
executado com base em uma visita feita ao terreno no horário de meio dia.
Pegamos como referência um ponto inicial, e a partir dele fizemos a medição com
o decibelímetro de dez em dez metros, utilizamos o nosso corpo para saber a
distância, cada passo de 1 metro. Em cada ponto anotamos o valor máximo
apontado pelo aparelho de medição, porém percebemos que quanto mais perto da
rodovia maior é o incomodo. Apesar de a distância ser curta, a variação no som
se dá de acordo com a quantidade de veículos que estão transitando na rodovia
no momento da medição, quanto maior o tráfego maior era o ruído.
Já com os dados em mãos, passamos para o
mapa em escala 1/1000. Pegamos a área a do terreno a ser mapeada e o dividimos
em uma malha de 10x10 metros. Devido o tamanho do terreno os pontos foram remarcados
no mapa seguindo de 50 em 50 metros; os pontos mapeados são os da extremidade
do terreno, e os valores apresentados a cada afastamento de 50 metros foram
feitos a base de cálculos.
O Gráfico feito em tons de verde
representam a área e
a intensidade em que o ruído atua. As áreas onde o ruído é mais intenso fora
usado o verde escuro que coincide com a área que fica mais próxima a BR e tem
mais circulação de veículos pesados. Na área habitada o ruído é menor e está
representado com cores mais leves. É importante destacar que o maior ruído é
devido aos carros que passam, quando não passam quase não há ruído.
Segue abaixo algumas fotos com zoom para melhor visualização:
Postado por: Bárbara Telles e Laise Louzada
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