segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sabadell Centro Cultural | Mariene Rocha e Silvana Assunção

    
Localização: Sabadell, Espanha
Tipo:  Civico
Cliente:    Prefeitura da cidade
Data: 2002
Arquiteto: Richard Rogers Partnership
Equipe: Natxo Alonso, Phaedra Corrigan, Adam Cossey, Ben Darras, Mike Fairbrass, Angela Gates, Jan Güell, Ivan Harbour, Justin Lau, Stephen McBean, Tim Mason, Jon Mercer, Jack Newtown, Richard Rogers  



  O complexo  de 50.000 m² em Sabadell se destina a dar a esta crescente cidade de 185.000 habitantes (há 20 km de Barcelona) um novo centro cultural. A essência do sistema é a sua abertura, o caráter não monumental.
  O Centro está situado perto do novo Parc Catalunya, no distrito Macià Eix de Sabadell - centro econômico e cívico da cidade. O resumo para o complexo foi criar um espaço público, com uma variedade de instalações, incluindo um auditório flexível com 1.000 pessoas sentadas (apropriado para ópera, teatro, ballet e dança) e um auditório menor para 300 pessoas. Além disso, o complexo Hotel de quatro estrelas, com 200 quartos e centro de conferências de 9.500 m², uma escola de música para 650 alunos, uma área de varejo com 5400m², um espaço de exposição 1.000 m², 5.000 m² de um parque de estacionamento para 400 carros e uma  área de exposição/grande feira / esportes de 6.600 m².
  O cliente queria um edifício que para receber os visitantes da cidade, bem como atender às necessidades locais. O projeto de Richard Rogers acomoda varias funções que são claramente identificáveis como ​​"pavilhões" sob um telhado dramática flutuante. Estes elementos constitutivos são situados dentro e em um grande pedestal escalonado - concebido como um "palco" com vista para o vasto parque vizinho. O "palco" é animado por grandes telas de vídeo e instalações anunciando os programas culturais e eventos oferecidos pelo centro de si, bem como rico circuito cultural da cidade. A separação de funções também permite que o edifício seja desenvolvido em fases, respondendo a possíveis mutações. O uso de um plano ortogonal, repetitivo e sistema estrutural permite a utilização de componentes normalizados e simplifica o processo de construção.

   A geometria distintiva da tampa foi desenvolvido inresponse para a maneira pela qual a construção dirige o parque. O telhado também protege o "palco" de vento, chuva e do sol de verão, permitindo  no inverno o sol de inverno baixo pode atingir profundamente dentro e iluminar  durante a luz do dia.


Elevação Lateral
 Corte Frontal do Edifício
Corte Longitudinal

Esquemas construtivos






Nenhum comentário: