quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Biblioteca Liyuan - Jiao Jiehe Village, Pechino - Bárbara Fidelis e Mariany Mourão


  Arquitetos: Li Xiaodong Atelier
Ano Projeto: 2011
Area construída: 175 m²
Localização: Huairou, Pequim, China
Materialidade: Madeira e Metal
Estrutura: Concreto e Pedra

n       O edifício contempla uma biblioteca e uma sala de leitura em uma atmosfera de tranquilidade e contemplação da paisagem natural. Ao invés de construir um novo edifício no centro da cidade, se optou por esse terreno nas montanhas, acessado através de uma agradável caminhada de cinco minutos.

         Dada a beleza do entorno natural o edifico se integra de forma camuflada à paisagem através da escolha de materiais delicados e locais. E como o local possui impacto limitado, foram usadas tecnologias simples guiadas pelo pragmatismo.


        Depois de analisar as características dos materiais da vila, os arquitetos se depararam com uma grande quantidade de galhos de madeira empilhados em cada uma das casas. Seus habitantes os recolhem e juntam durante todo o ano para alimentar suas lareiras e fogões.  Desta maneira, decidiram usar um material ordinário, de forma extraordinária, revestindo o edifício com uma  textura familiar para os habitantes de Huairou.

Biblioteca Liyuan / Li Xiaodong Atelier (20) © Li Xiaodong Atelier

         A estrutura da fundação é feita de pedras lavradas e concreto. Nisto se apóiam os decks de madeira.  A estrutura externa é composta de vigas metálicas com ramos de plantas nativas fixadas em suas seções. Ao longo das tiras superiores e inferiores de cada padrão de estrutura metálica são aparafusados galhos, aos quais são fixados, por pregos. A função de suporte de carga é feita por essas vigas que são pré-fabricadas em oficina e em seguida, soldadas uma à outra no local e possuem altura de mais ou menos 90cm e 4m de largura.


        A estrutura interna e um grande esqueleto de vigas de madeira com vedações de vidro, formando painéis de mais ou menos 90x90cm que em alguns pontos também têm a função de andares de prateleiras e de apoio para os livros.


        Revestimento e estrutura são criados como um sistema integrado. As placas do vidro que circundam o edifício são diretamente ligadas à estrutura por meio de uma resina capaz de garantir a vedação e acomodar a expansão térmica. Em alguns fundos, as janelas não têm blindagem externa para enquadrar vistas específicas da paisagem. Em outros, quadros existentes irá permitir a utilização de janelas que podem ser abertas para ventilação do interior.


         O sistema de cobertura é em retalho único de vidro com inclinação suave. A grelha de madeira com vedação em vidro e blindagem com galhos sem folhas se estende a cobertura de forma análoga ao trabalho da fachada e subjacente a laje de vidro. O edifício de mais ou menos 36x5m é totalmente envidraçado para garantir um espaço com luz natural durante o dia. As varetas de madeira filtram essa luz diminuindo a radiação solar e a espalha uniformemente em todo o espaço, proporcionando um perfeito ambiente de leitura. 



Desenhos Técnicos com detalhamentos















Nenhum comentário: